26/08/2024 - NotÃciaReceitaSabores e Saberes
Para os amantes de chás, qualquer infusão quentinha faz o coração ficar em paz. Mas a gente sabe que os chás são muito mais do que isso e quem só procura chá para o inverno, não sabe o que está perdendo!
Para facilitar a escolha de chás entre tantas opções maravilhosas, fizemos essa lista prática para você!
Vamos conferir as opções?
1. Chá Verde
O Chá Verde é um dos mais populares entre os chás que vêm da mesma espécie, a Camellia sinensis. O trio famoso de chás é composto pelo Chá Verde, o Chá Branco e o Chá Preto.
Essa planta surgiu na Ásia! E hoje, é apreciada e cultivada em diversos lugares no mundo, inclusive nosso país. No caso do Brasil, devemos dar crédito aos imigrantes japoneses que trouxeram a tradição e cultura desse chá.
Além de ser muito delicioso e versátil, é um chá considerado funcional também.
2. Hibisco
Existem vários hibiscos diferentes, mas aqui estamos falando da espécie Hibiscus sabdariffa, que é a espécie utilizada para infusões! Ela é nativa da África Ocidental e se alastrou pela Ásia. Há diversos nomes populares do hibisco, por exemplo azedinha, caruru-da-guiné, rosélia e quiabo-azedo.
Do Hibiscus sabdariffa, aproveita-se a flor ainda em cálice, ou seja, antes de abrir.
É uma opção deliciosa para tomar morna ou gelada! Dá para se refrescar bem, basta fazer a infusão e depois levar para esfriar na geladeira e/ou colocar pedras de gelo. E se quiser incluir outros ingredientes, também pode: gengibre, abacaxi, canela...
Seus benefícios terapêuticos são muito apreciados, mas cuidado com promessas milagrosas na internet, principalmente sobre perda de peso.
3. Erva Doce
Para quem gosta de cozinhar, a Erva Doce é uma aliada indispensável. Afinal, ela dá um aroma todo especial para diversos pratos doces, em especial bolos, pães e bolachas.
O nome científico dessa querida é Pimpinella anisum! Outras regiões do mundo, como o Oriente Médio e o Sudeste Asiático, usam essa planta de diferentes formas e colocam até em alimentos salgados!
Duvidamos que você não conheça a sensação de aconchego no peito e no estômago com infusões quentinhas das sementes dessa planta.
É uma especiaria versátil e pode participar tanto das receitas mais ousadas quanto nos momentos em que você só quer mais tranquilidade no meio da rotina agitada.
4. Camomila
A Camomila é uma velha conhecida de muita gente, afinal, é muito comum mães darem infusões bem levinhas e diluídas de Camomila para bebês a fim de sanar desconfortos dessa etapa tão frágil.
Trata-se de uma erva perene com flores muito bonitas e aromáticas! Seu nome científico é Matricaria recutita, cujo termo "matricaria" deriva do latim mater, em associação da planta com a maternidade.
Ela também é cultivada no Sul do Brasil, mais adaptada ao clima ameno. Se desenvolve com muita qualidade especialmente no Paraná. E essa planta pode nos acompanhar durante a vida inteira!
O aroma e o bem-estar trazidos pela infusão de Camomila são de relaxar os ombros de qualquer pessoa! E melhor ainda: poder escolher se você prefere a versão em sachês ou em pacote fracionado.
5. Gengibre (Bônus: Chá Misto sabor Quentão!)
Ele é facilmente encontrado no supermercado, mas não se engane! O Gengibre não é uma raiz, mas sim um rizoma. Seu sabor é pungente, picante e apimentado, com leves notas de limão. Seu nome científico é Zingiber officinale, parente da Cúrcuma e da Zedoária.
E além de seu sabor e aroma inconfundíveis, esse ingrediente é absurdamente versátil, pois pode fazer parte de pratos doces ou salgados e de bebidas, inclusive de chás potentes — gelados ou quentes. Incrível! A gente sabe a energia que o Gengibre traz para o peito, o que é ótimo em todas as estações, principalmente no inverno.
O Gengibre também faz parte do nosso Chá Misto sabor Quentão, que traz o sabor e o clima da Festa Junina a qualquer momento. Essa composição também leva Canela, Erva Doce, Maçã, Cravo e Stévia. Hmmm, que delícia!
Seja para quem já ama chá ou está descobrindo essa paixão, a Kampo tem a escolha certa. E você encontra todas essas opções aqui!