Cápsulas de alho: conheça os benefícios e saiba como tomar

Usado desde a antiguidade, o alho ganhou o coração dos brasileiros e se tornou um dos temperos indispensáveis na culinária. O sabor picante e quente é um diferencial do vegetal, que é usado no preparo do arroz, feijão, legumes e carnes.

Engana-se quem conhece a planta apenas por seu gosto inconfundível. Afinal, o alho possui muitas propriedades terapêuticas que o torna um alimento funcional com diversos benefícios para saúde. Entre as propriedades do alho, está o controle da diminuição da pressão arterial e do colesterol.

A planta pode ser consumida de diversas maneiras, como crua ou frita, nas mais diferentes receitas culinárias. Já as cápsulas de alho são uma das melhores alternativas para pessoas que não gostam do sabor marcante da planta ou querem uma forma mais prática de ingerir a quantidade diária ideal.

Neste artigo, você vai descobrir para que serve e como tomar o alho em cápsulas para ter uma vida mais saudável.

Cápsula de alho: o que é o alho?alt="Alho em capsulas"

O alho é um vegetal usado desde a antiguidade como alimento funcional por seus diversos benefícios para a saúde. Uma das principais características é o gosto picante e quente que pode ser ainda mais acentuado quando desidratado ou picado. Seu nome científico é Allium sativum e ele pertence à família liliáceas, como a cebola e a cebolinha.

O alho é uma das principais plantas usadas na história e está presente em relatos no Antigo Egito, Grécia, Babilônia e China. No Antigo Egito, como dizem as lendas, o alho era usado como tônico para os escravos que construíram as pirâmides. Na Grécia, há 2500 anos, existem descrições feitas por Hipócrates sobre os benefícios do alho, onde ele dizia “Faça do alimento o seu medicamento”. Na Babilônia, há indícios do uso do alho desde 5000 anos atrás. Na China, há documentos de 3000 anos atrás falando sobre as ações do alho.

Os benefícios da planta podem ser adquiridos com o consumo do alho cru ou desidratado como ingrediente em diversos pratos salgados. Outra opção para quem não gosta do sabor do vegetal é a cápsula de alho que possui a concentração ideal para a ingestão diária.

Entenda para que serve o alho em cápsulas

Muitas pessoas que querem obter os benefícios do vegetal optam pelas cápsulas de alho, mas poucas pessoas sabem para que serve o alho em cápsulas. Confira quatro vantagens:

• As cápsulas de alho permitem a ingestão da dosagem diária adequada;

• As cápsulas de alho são práticas para serem levadas dentro da bolsa e para onde você for;

• As cápsulas de alho da Kampo de Ervas são orgânicas, ou seja, são livres de agrotóxicos e produtos químicos;

• As cápsulas de alho permitem o melhor aproveitamento dos benefícios. Afinal, o alho possui uma enzima chamada alinase, que é responsável por converter a aliina em alicina (principal ativo terapêutico do alho). Essa alinase é inativada com temperaturas acima de 60°C. Por isso, quando cozinhamos o alho, o calor corta a capacidade da alinase de produzir a alicina, diminuindo seu efeito terapêutico.

Quando o vegetal é seco e moído em pó, que é a forma usada na fabricação das Cápsulas de Alho Orgânicas da Kampo de Ervas, a atividade da alinase se mantém praticamente idêntica à do alho fresco, por não passar por um processo de calor tão alto. Assim, a alicina é liberada dentro do corpo, tendo uma ação mais eficiente.

O ideal é comer o alho cru para obter a ação da melhor forma, mas a maioria das pessoas não consegue por causa do sabor forte e picante. Além disso, é difícil consumir o vegetal na quantidade ideal e na frequência adequada. Por isso, as cápsulas de alho ajudam com a dosagem e praticidade.

Agora que você já conhece as vantagens do consumo do alho em cápsulas, continue a leitura para saber para que serve o alho.

Benefícios do alho em cápsulas: para que serve o alho?

Apesar de ser um tempero bem popular entre os brasileiros, muitas pessoas não sabem para que serve o consumo de alho em cápsulas, cru ou em receitas culinárias. Estudos apontam que os benefícios estão relacionados à presença de sulfurados voláteis como a alicina, que é responsável pelo cheiro marcante do alho e pelos benefícios do consumo.

Você quer saber para que serve o consumo de alho em cápsulas? Confira:alt="Alho para pressao e coracao"

Controle de colesterol

Para quem deseja diminuir os níveis de colesterol, o consumo do alho em cápsulas pode ser uma ótima alternativa. Estudo feito pelos pesquisadores Tapieiro, Townsend e Tew (2004) constatou uma queda de 10% no colesterol dos participantes por causa da presença dos compostos organossulfurados como a s-alil-cisteína e a alicina. Outra pesquisa relatou que a alicina pode estar associada ao aumento dos níveis de HDL, que é o colesterol “bom”.

Com a diminuição do colesterol ruim e o aumento do colesterol bom, o coração fica mais saudável e o risco entupimento de veias e artérias por placas de gorduras (aterosclerose) diminui. Dessa forma, o alho pode ser usado para prevenção de infarto e outras doenças do coração.

Diminuição da pressão arterial

A hipertensão arterial é um dos fatores que podem desencadear ataques cardíacos e derrames. Pesquisadores apontam que o consumo do alho em cápsulas pode auxiliar na diminuição da pressão arterial.

De acordo com estudos de Durak et al. (2004), pacientes hipertensos tiveram redução significativa das pressões sistólica e diastólica ao ingerir o extrato de alho como suplemento alimentar por quatro meses.

O alho abaixa a pressão do sangue porque ele aumenta a produção de óxido nítrico, substância que relaxa as veias e artérias do corpo. Além disso, o alho inibe a enzima conversora da angiotensina, que também é reguladora da pressão.alt="Flor de Alho"

Fortalecimento do sistema imune

Quem nunca ouviu a vó dizer para tomar alho batido para curar uma gripe ou resfriado? Essa é uma receita antiga passada por várias gerações que, apesar de ter gosto ruim, é tiro e queda.

O alho favorece o bom funcionamento do sistema imunológico, pois, além de ter altos teores de zinco e selênio, ele possui substâncias que estimulam o corpo a produzir mais glóbulos brancos. A planta também possui compostos antivirais e antibacterianos, como a alicina, a quercetina e a garlicina.

A alicina e a garlicina são antissépticos tão poderosos que ajudam a combater a bactériaHelicobacter pylory que se manifesta no estômago, causando dispepsia, câncer no estômago e úlceras no estômago e duodeno.

Retardamento do envelhecimento e prevenção de doenças degenerativas

O alho em cápsulas ou cru possui substâncias chamadas de antioxidantes que atuam na proteção das células sadias do corpo humano. De acordo com estudo feito em ensaio in vitro realizado por Son et al. (2006), o consumo de alho gerou aumento da glutationa (substância antioxidante) em oito vezes.

Sendo assim, os alimentos ricos em antioxidantes são importantes para retardar o envelhecimento precoce e prevenir doenças degenerativas como Parkinson e Alzheimer. Compostos antioxidantes também ajudam a prevenir câncer, doenças cardiovasculares, inflamações e alergias.

Outras ações

O consumo do alho em cápsulas tem tantos benefícios que nem conseguimos nos aprofundar em todos. O alho pode ser usado para ajudar em casos de diabetes, pois estimula a secreção de insulina pelas células B do pâncreas. Além disso, ele também ajuda a prevenir catarata, cuja formação é acelerada pela diabetes.

Ele possui uma substância chamada de ajoeno, que previne a formação de coágulos no sangue, tendo uma ação antiplaquetária parecida com a da aspirina (Ácido Acetilsalicílico). De acordo com os estudos de Destro et al. (2006), esse efeito antiplaquetário também se dá pela presença de substâncias como o trissulfeto, dialila e metilalila.

O alho em cápsulas emagrece?alt="Alho emagrece"

Um dos principais motivos para a busca de cápsulas de alho é o emagrecimento e, de acordo com estudo publicado no National Center for Biotechnology Information, consumir alho em cápsulas emagrece. A pesquisa dividiu 110 pessoas em um grupo que ingeria placebo e outro que consumia 400 mg de alho duas vezes ao dia por 15 semanas.

Os pesquisadores observaram que houve a redução do peso corporal e de massa de gordura na parcela de pessoas que consumiram o alho em cápsulas. Além disso, os dados não indicaram perda significativa de massa magra, ou seja, os músculos foram mantidos mesmo com a perda de peso.

Outra pesquisa que afirma a tese de que o consumo de cápsulas de alho para o emagrecimento é aEffect of Garlic on High Fat Induced Obesity. Os pesquisadores utilizaram ratos para observar se a ingestão da planta emagrecia e o resultado sugere a perda significativa de peso corporal e quantidade de gordura no sangue.

Cápsulas de alho: como tomar e qual é o melhor horário?

A dose diária recomendada é de 2 cápsulas de alho com 530 mg que pode ser dividida nas refeições. Muitas pessoas não sabem como tomar as cápsulas de alho, mas o melhor horário para o consumo é durante as refeições, preferencialmente no almoço e janta. Dessa forma, o alho em cápsulas pode se misturar com a comida e não vai causar desconforto estomacal depois.

O alho em cápsulas é uma ótima opção para pessoas preocupadas com a saúde, mas que não abrem mão da praticidade. Afinal, é possível levar o pote de cápsulas de alho para onde você for e o “como tomar” se torna mais simples. Outra vantagem da cápsula de alho é que ela possui a concentração diária ideal para você.

Quais são os efeitos colaterais do alho em cápsulas?

O alho em cápsulas oferece diversas ações terapêuticas benéficas para o corpo humano, mas é preciso conhecer os efeitos colaterais do consumo. Entre os efeitos colaterais de quem consome o alho em cápsulas está o desconforto estomacal (como náuseas), mau hálito e flatulência (gases). Para evitar essas manifestações, é recomendado não tomar as cápsulas de alho de estômago vazio.

Além disso, há grupos de pessoas que só devem ingerir as cápsulas de alho com orientação médica, como:

  • • Grávidas;
  • • Mães que estão amamentando;
  • • Crianças;
  • • Pessoas que tem pressão baixa (pois o alho abaixa mais a pressão).

O alho não deve ser ingerido antes de procedimentos cirúrgicos. Quem for fazer cirurgia precisa interromper o uso do alho 1 semana antes do procedimento e só pode voltar a tomar 2 semanas depois da cirurgia. Isso é importante porque, devido à sua ação antiplaquetária, o alho aumenta o risco de sangramento.

Cápsula de alho e óleo de alho: qual é a diferença?

A diferença entre a cápsula de alho e o óleo de alho está na concentração, que muda com o processo de fabricação. O óleo de alho, quando misturado ao óleo de soja, perde a concentração. Já as cápsulas de alho feitas com o pó do vegetal tem um processo de fabricação que tende a preservar os efeitos do alho. Além disso, as Cápsulas de Alho da Kampo de Ervas que são feitas com o pó do alho, possuem matéria-prima orgânica.

Onde comprar alho em cápsulas de qualidade?

alt="Capsulas de alho"

Além de se preocupar com o preço que oferece o melhor custo-benefício, os consumidores de alho em cápsulas precisam estar atentos à qualidade do produto para obter todos as propriedades desejadas que o vegetal pode oferecer. Por isso, buscam a melhor marca para começar o uso de cápsulas de alho.

A qualidade pode ser encontrada com as cápsulas de alho fabricadas pela Kampo de Ervas, que é uma empresa especializada em alimentos naturais e orgânicos. O principal diferencial da marca é que o alho em cápsulas é orgânico, ou seja, a produção respeita o meio ambiente, o produtor rural e o consumidor final. O alho em cápsulas da Kampo de Ervas é encontrado na dosagem de 530 mg em potes com 60 cápsulas.

Caso esteja procurando onde comprar o alho em cápsulas da Kampo de Ervas, basta acessar o link clicando aqui.