Quatro dicas fundamentais para vender mais orgânicos em sua loja

07/11/2020 - LojistaTerceirizaçãoNotíciaReceitaSabores e Saberes


Venda mais orgânicos em sua loja!

O mercado de produtos orgânicos aumenta de forma consistente em escala mundial e no Brasil não é diferente. Aqui, o setor mostra força, apresentando crescimento médio de 20% ao ano, mesmo com todas as complicações econômicas enfrentadas.

Participar dessa festa exige conhecimento técnico, envolvimento e identificação com o setor e com o público, que é uma galera altamente informada, engajada e que pode ser tornar parceiros e divulgadores, se for bem tratados. É lógico!

A Kampo de Ervas possui certificação orgânica em sua unidade agrícola (o Sítio da Mata) e na indústria, desde 2009. De lá pra cá conquistamos um portfólio bem variado, que se divide em 4 linhas específicas, com aproximadamente 80 itens, como: Cápsulas Especiais, temperos, sachês e plantas fracionadas.

Esse histórico de cultivo, beneficiamento e venda de produtos orgânicos nos capacita a entender os desafios do setor e oferecer o apoio aos lojistas e parceiros distribuidores, uma rede que amplia diariamente, garantindo a presença da Kampo de Ervas nos mais variados pontos de revenda pelo país.

O mercado de produtos orgânicos aumenta de forma consistente em escala mundial e no Brasil não é diferente. Aqui, o setor mostra força, apresentando crescimento médio de 20% ao ano, mesmo com todas as complicações econômicas enfrentadas.

Participar dessa festa exige conhecimento técnico, envolvimento e identificação com o setor e com o público, que é uma galera altamente informada, engajada e que pode ser tornar parceiros e divulgadores, se for bem tratados. É lógico!

A Kampo de Ervas possui certificação orgânica em sua unidade agrícola (o Sítio da Mata) e na indústria, desde 2009. De lá pra cá conquistamos um portfólio bem variado, que se divide em 4 linhas específicas, com aproximadamente 80 itens, como: Cápsulas Especiais, Temperos, Sachês e Plantas Fracionadas.

Esse histórico de cultivo, beneficiamento e venda de produtos orgânicos nos capacita a entender os desafios do setor e oferecer o apoio aos lojistas e parceiros distribuidores, uma rede que amplia diariamente, garantindo a presença da Kampo de Ervas nos mais variados pontos de revenda pelo país.

 

SEJA UM REVENDEDOR

 

 

APRENDA COM QUEM PRODUZ, FABRICA E VENDE ORGÂNICOS

Produtos orgânicos vendem com muito mais consistência e recorrência do que os produtos convencionais (sem a certificação orgânica), isso quer dizer que um consumidor de produtos orgânicos possui muito mais motivação para fazer outras compras recorrentes do que o consumidor que não busca exclusivamente por produtos orgânicos. Para isso acontecer, o lojista deve preparar sua equipe e sua loja para oferecer um atendimento empático, com um conjunto de produtos complementares e que atenda às demandas de um público altamente fiel.

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TENHA CLAREZA DE SEUS DESAFIOS

Se você quer vender produtos orgânicos e tem alguma dificuldade, pode ser que exista algo a ser considerado em sua estratégia, por isso preparamos 4 dicas valiosas que irão te ajudar a entender os principais fatores que fazem uma loja vender muito mais orgânicos.

Esse texto está fundamentado em nossa experiência de mercado e na nossa rotina de trabalho. Aproveite, estude e venda muito mais!

1 – Orgânicos vs Convencionais: iguais, mas diferentes

– Produtos Convencionais: são cultivados sem a certificação orgânica e seus processos também não são acompanhados pelas certificadoras. Isso quer dizer que o insumo pode, ou não, ter sido cultivado com adubação química e/ou agrotóxicos. É importante informar que, embora uma produção convencional não receba o acompanhamento das certificadoras orgânicas, todo alimento deve seguir critérios de produção determinados pela ANVISA e outras autarquias responsáveis. Isso quer dizer que algumas plantas podem ser consideradas fitoterápicas, de uso restrito de farmácia de manipulação ou mesmo que sua produção deve seguir normas específicas. A Kampo de Ervas possui um acompanhamento bem próximo às autarquias responsáveis ao longo de todo o desenvolvimento, fabricação e comercialização de seus produtos, inclusive na produção itens convencionais.

Produtos Orgânicos: são alimentos produzidos comprovadamente sem o uso de agrotóxicos ou adubação química, valorizando o cultivo diversificado (diferente da monocultura) e mantendo um equilíbrio entre a ocupação produtiva com áreas de proteção ambiental amplas, respeitando assim os biomas locais e nascentes de águas. Essas unidades agrícolas são fiscalizadas por agências certificadoras, que podem fazer esse tipo de credenciamento e o rastreio do produto até o consumidor final, como ocorre com a Kampo de Ervas, que possui certificação de sua unidade agrícola e de sua fábrica (confira abaixo). A agência certificadora da Kampo de Ervas é a EcoCert, uma empresa atuante em todo o mundo. Com a certificação em mãos, o produtor ou fabricante está autorizado a utilizar o selo Orgânico Brasil na rotulagem do produto.

Dica: SEMPRE SOLICITE O CERTIFICADO ATUALIZADO DE SEU FORNECEDOR.

Todo produtor/fabricante orgânico possui um certificação formal, que deve ser atualizado anualmente. Confira a documentação da Kampo de Ervas clicando aqui.

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2 – Atraia seu público com bons produtos e serviços

Consumidores de orgânicos dão mais atenção no ato da compra do que um consumidor de produtos convencionais. São pessoas engajadas e dispostas a se deslocar até uma loja específica só para prestigiá-la ou para comprar um produto em específico (exemplo: Cápsulas de Cúrcuma Orgância Kampo de Ervas, super-procuradas!). Eles buscam constantemente por informações sobre o produto/serviço, possuem alto nível de conectividade e estão motivados para seguirem e se relacionarem com perfis de empresas em redes sociais (whtasapp, facebook, instagram) que compartilham dos mesmos valores pessoais. Isso vale tanto para marca de produtos quanto para lojas que vendem orgânicos. Outro ponto é que o fator “preço” tende a afetar menos nas decisões de compra desse público.

Dica 1: crie canais modernos e bem abastecidos, como páginas e perfis em redes sociais (instagram, twitter e facebook) e dispositivos móveis (smarthphones/whatsapp). É possível fazer um atendimento rápido e eficiente por meio desses canais e também divulgar lançamentos, promoções e/ou articular um sistema de delivery online.

Dica 2: busque por grupos e páginas de consumidores orgânicos, sobre nutrição, medician ayurveda, protetores de animais, vegetarianos e academias em sua região. Tente estabelecer parcerias com esses influenciadores, apoiar ou montar eventos. Faça música, não barulho.

3 – Esteja disponível para vender

Depois de criar uma rede de comunicação bem estruturada, sua loja vai precisar de capacitação. O consumidor de orgânicos é tipo curioso, questionador, que vai querer saber sobre a origem do produto, seus métodos de produção, os benefícios para sua saúde, mas também para sociedade e meio ambiente. Por exemplo: a Cúrcuma Orgânica Kampo de Ervas possui altos índices de curcuminoides totais, garantindo assim muito mais ação antioxidante e anti-inflamatória esperada no consumo dessa planta, uma informação valiosa para clientes e terapeutas. Pesquise, estude e capacite sua equipe.

Dica: consulte insistentemente seus fornecedores para capacitar sua equipe a atender todas as dúvidas de clientes e profissionais de saúde (médicos, nutricionistas, preparadores físicos, etc). Todo produtor orgânico deve oferecer a mesma disponibilidade de atendimento que você oferece ao seu cliente. Costumo dizer internamente que temos o dever de garantir uma sequência de bons negócios em toda a cadeia de abastecimento, todos devem estar envolvidos dentro de uma lógica “ganha-ganha” e de muito esclarecimento. Conte conosco!

4 – Venda qualidade, sempre

Não justifique um produto ruim com um selo orgânico.

O setor vem passando por um forte assédio e, com isso, os níveis de exigência por qualidade tendem a aumentar e todos devem buscar cada vez mais eficiência e qualidade, inclusive do revendedor. A busca por qualidade e eficiência na produção e distribuição de orgânicos é o grande paradigma a ser superado. Faça parte desse movimento.

Dica: pesquise sobre o fornecedor. Saiba de sua história e entenda as motivações da marca. Tenha garantias legais de que seu fornecedor sempre oferecerá produtos de qualidade, realmente orgânicos e devidamente legalizados. Pense que a conectividade e o engajamento desse público pode ser uma força de propagação de coisas boas ou ruins de sua loja. Permaneça sempre na primeira opção.

 


 

CONTE A KAMPO DE ERVAS

Espero que as informações acima possam lhe ajudar de alguma forma em seu dia a dia.

Aos lojistas: você pode comprar diretamente conosco em nossos canais de atendimento e também pode contar com uma rede de distribuição altamente competente em vários estados.

 

SEJA UM REVENDEDOR

 

 

Aos distribuidores: estamos em busca constante de melhores práticas para tornar nosso produto cada vez mais acessível, mantendo a mesma qualidade de sempre.

Aos terapeutas e nutricionistas: contem conosco para oferecer aos seus pacientes os melhores produtos orgânicos do mercado.

É Isso! Agradecemos imensamente por sua atenção até aqui. Ficamos à disposição para qualquer necessidade.

Grande abraço e até a próxima!

Equipe Kampo de Ervas

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